Qual é o traço ideal da argamassa usada para pisos de cimento queimado? Como assegurar uma superfície lisa e prevenir rachaduras nesse tipo de acabamento?
O traço adequado para pisos cimentados depende essencialmente da granulometria da areia: para areias de granulometria média/grossa, módulo de finura em torno de 3, o traço 1 : 4 se revela ideal (cimento Portland CP II E ou CP II F e areia em volume). Para areias mais finas, ou compostas com percentual significativo de finos, há necessidade de aumentar o consumo de cimento, atingindo-se até o traço 1 : 3.
Para aumentar a resistência superficial da argamassa do piso, há necessidade de constituir-se fina camada com maior consumo de cimento. Neste caso, costuma-se polvilhar cimento e, em seguida, alisar com a colher de pedreiro ("cimento queimado"). Outra possibilidade é preparar uma argamassa traço 1 : 1 (cimento e areia fina, em volume), com pequeno consumo de água, executando fina camada sobre a argamassa principal recém-desempenada (úmido sobre úmido).
Para evitar fissuras nos pisos cimentados, uma das principais providências é criar juntas de dilatação, formando quadros com lado em torno de 2 m a 3 m. Todavia, há dois motivos mais importantes para que as fissuras sejam evitadas: traço adequado (com introdução de aditivos plastificantes/incorporadores de ar, reduzindo-se ao máximo a relação água/cimento) e cura úmida pelo período mínimo de sete dias.
Engo Ercio Thomaz
BCETAC - Centro Tecnológico do Ambiente Construído
BCETAC - Centro Tecnológico do Ambiente Construído
Nenhum comentário:
Postar um comentário